Sindusmad participa de trote ambiental na Fasipe

Ação faz parte das atividades do projeto Floresta Urbana e contou com a participação de alunos do Colégio Leni Teresinha Benedetti

Publicado em: 23 de Fevereiro de 2018
Fonte: Sindusmad

Buscando uma alternativa diferente na recepção dos novos alunos da Fasipe, na última quarta-feira (21) o projeto Floresta Urbana reuniu seus apoiadores, a própria instituição, o Sindicato das Indústrias Madeireira do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), FASIPE e a TV Centro América, e juntos promoveram um trote com cunho ambiental.

"As atividades realizadas por alunos veteranos com a finalidade de receber os novos alunos (calouros), acabam se tornando apelativas e de certa forma perigosas e violenta. O projeto buscou uma forma de transformar o momento em algo saudável e educativo", conta o Presidente do Sindusmad Sigfrid Kirsch.

Entre as atividades promovidas junto aos novos alunos estava a apresentação de um teatro organizado pela professora Mauricy de Oliveira, da Escola Municipal de Educação Básica Professora Leni Teresinha Benedetti.

"Primeiro a professora e seus alunos apresentaram um pouco sobre como o Floresta Urbana funciona na escola e como as crianças conquistaram o título de Heroínas junto ao Sindusmad. Um dos melhores momentos foi o teatro, lúdico e educativo", explicou um dos representantes do Floresta Urbana, o médico Milton Malheiros.

O objetivo da peça teatral era demonstrar a importância das árvores dentro da cidade. No enredo, uma história representada pelas crianças demonstrando as consequências para quem agride essas plantas.

"As crianças comoveram os acadêmicos e a receptividade foi incrível. Os pequenos deram uma verdadeira aula sobre como plantar uma muda e cuidar dela", conta Malheiros.

Mensalmente o Floresta Urbana promove atividades educativas afim de orientar a população, chegando a envolver entidades, empresas, instituições e a imprensa.

"Um dos grandes focos do projeto é a escola. Ali, deixar a cidade bonita, melhorar o ar, baixar a temperatura e etc, são objetivos secundários. As árvores se tornam material pedagógico e social nas mãos dos professores, melhorando a vida das crianças", conta o representante.

Floresta Urbana

O Floresta Urbana foi idealizado há quatro anos e tem o objetivo de promover atividades de conscientização ambiental. O Sindusmad é parceiro do projeto, além da Faculdade Fasipe e TV Centro América.

"Entre as ações promovidas estão vídeos educativos na TV, plantio de mudas, revitalização de áreas, doação de mudas e muito mais. O Floresta Urbana é um intermediário, que busca unir pessoas e instituições para alcançar os objetivos", explicou Milton Malheiros.

Próximas ações

No dia três de março serão plantadas mudas, doadas pela Secretária de Meio Ambiente, no Jardim Florença. Já no dia 24 do mesmo mês, a P5 (Praça 5), localizada em frente ao colégio Jean Piaget na Avenida Jacarandás, receberá uma revitalização.

"Ao lado dos nossos apoiadores, principalmente o Sindusmad, estaremos plantando mudas e transformando aquela rotatória em uma verdadeira praça arborizada. Para garantir que será cuidado, os alunos da escola Leni Teresinha Benedetti, que já participam do Floresta Urbana, darão aulas para as crianças do Jean Peaget sobre como acompanhar e cultivar as mudas", contou Malheiros.