Sindusmad participa da comemoração de 40 anos da Embrapa Florestas

Kirsch e Mason representam setor em evento sobre tendências para a pesquisa florestal

Publicado em: 17 de Maio de 2018
Fonte: CRISTIANE OLIVEIRA - Da Assessoria
Rafael Mason e Sigfrid Kirsch: tendências para a pesquisa floresta

Na última sexta-feira, 11 de maio, o presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad) Sigfrid Kirsch e o presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (CIPEM), Rafael Mason, participaram, em Curitiba (PR), do evento “Tendências para a pesquisa florestal: caminhos trilhados e perspectivas”, em comemoração aos 40 anos de fundação da Embrapa Florestas.

A programação incluiu dois painéis principais que abordaram pontos complementares sobre o papel das florestas no ambiente, na economia e na sociedade. O primeiro contou com especialistas que falaram sobre fauna em plantios florestais, restauração florestal e mudanças climáticas. Rafael Mason participou desse espaço com uma apresentação sobre o manejo de florestas naturais: o caso da Amazônia.

Sobre a participação o presidente do Sindusmad destacou que: “enfatizamos a importância da modalidade manejo florestal sustentável e a preservação da floresta nativa, bem como a importância socioeconômica do setor, que é a quarta economia do Estado. É uma importante parceria”, frisou Kirsch, ao complementar que Sindusmad, CIPEM e Embrapa Florestas iniciaram o convênio de pesquisas sobre o segmento florestal em 2011.

O pesquisador que está à frente da parceria entre as entidades, Evaldo Munhoz Brás, disse que “Para a Embrapa Florestas foi extremamente importante a participação do Sindusmad na comemoração de 40 anos. Para nós, pesquisadores, é fundamental que parceiros interessados por determinadas tecnologias acompanhem o processo e veja que a instituição de pesquisa que está trabalhando para resolver os seus problemas está sendo bem sucedida. O Sindusmad demonstra isso participando e dando apoio à Embrapa Florestas.”


EMBRAPA FLORESTAS
De empresa criada para pesquisar soluções para os desafios da agricultura nacional, em 1978 a Embrapa também assumiu o Programa Nacional de Pesquisa Florestal - PNPF, resultante de convênio firmado com o então Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF). Naquele ano, houve a formação e alocação de equipes de especialistas na área florestal em Unidades da Embrapa em Belém/PA, Colombo/PR, Petrolina/PE e Planaltina/DF. Com o passar do tempo, outras Unidades da Embrapa passaram a também trabalhar com a temática florestal. Das 43 Unidades de pesquisa da Empresa em todo o Brasil, 70% desenvolvem projetos de pesquisa e de transferência de tecnologias sobre florestas nativas e plantadas. São 103 projetos nos diferentes biomas brasileiros.


Os conhecimentos gerados pela pesquisa resultaram em tecnologias e serviços para todas as fases do manejo florestal, tanto de espécies nativas quanto introduzidas; melhoramento genético; manejo de pragas; recuperação de áreas degradadas; sistemas agroflorestais; produtos não-madeireiros; monitoramento ambiental e temas mais recentes como florestas destinadas à produção de energia; mudanças climáticas; integração lavoura-pecuária-floresta e biotecnologia florestal; seja na produção, legislação e conservação de florestas. Tais pesquisas permitem melhor eficiência produtiva, a redução dos custos de produção, o aumento da oferta de produtos florestais e agrícolas no mercado e, simultaneamente, conservar o meio ambiente.

 

Com assessoria do CIPEM