Início
Sindicato ficou em 3º lugar com o projeto "Família Sindusmad"
Na semana passada, o Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad) recebeu o prêmio de 3º lugar na etapa estadual do 1º Prêmio Nacional de Boas Práticas Sindicais, promovido pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e pela FIEMT (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso).
"O Objetivo do prêmio é valorizar e divulgar ações que contribuem para o fortalecimento dos sindicatos empresariais da indústria. Ao todo, foram inscritas seis boas práticas sob o tema “Sustentabilidade Sindical", explica o presidente do Sindusmad, Sigfrid Kirsch.
O projeto inscrito pelo Sindicato de Sinop foi o "Família Sindusmad", uma ação de educação ambiental desenvolvida em parceria com a escola Municipal de Educação Básica Professora Leni Teresinha Benedetti, por meio da professora Mauricy de Oliveira e seus alunos.
"O nosso sindicato possui um compromisso ambiental e social com a sociedade, devido a sua história construída ao longo dos seus 34 anos. O projeto inscrito tem objetivo de apresentar o setor madeireiro para as crianças, por meio de uma linguagem mais simplificada. Os alunos conheceram a estrutura física e a história do Sindusmad, além de visitarem empresas madeireiras, que fabricam móveis, mudas de arvores, sementes, entre outros", conta Kirsch.
O projeto ganhou respaldo na cidade e resultou em um teatro interpretado pelas crianças participantes, que chegou a ser apresentado em órgãos públicos, escolas e faculdades.
"O primeiro lugar da premiação, que concorrerá na etapa nacional, foi conquistado por outro grande sindicato madeireiro, pelo SIMNO (Sindicato da Indústria Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso) com ação voltada para o resíduos sólidos, e seu aproveitamento gerando sustentabilidade, a qual sentimos muito orgulho pois representa fortemente o setor de base florestal do estado. Já o segundo lugar ficou com o Sindirepa (Sindicato Intermunicipal da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de Mato Grosso), com projeto de cursos de capacitação para associados", comenta o presidente, que lembra que os projetos vencedores estarão disponíveis no catálogo online de Boas Práticas Sindicais da CNI.