Início
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) iniciou na noite de ontem, 17, o 8º Curso de 'Manejo Florestal Sustentável de Florestas Nativas', que vai até 20 de outubro. O treinamento tem como parceiro o Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) e acontece no auditório da entidade.
A abertura do evento contou com minicurso informativo para empreendedores, proprietários e detentores de planos e áreas de manejo florestal sustentável e foi feita pelo diretor do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeiras do Estado de Mato Grosso (Cipem) e da Federação das Indústrias de Mato Grosso, (Fiemt), Gleisson Tagliari. Ele reforçou a importância do esclarecimento de normas sobre elaboração e processo de aprovação de Planos de Manejo Florestal Sustentáveis. “É de extrema importância que empresários do segmento e engenheiros se atualizem sobre o processo de manejo dentro da Sema”, destacou.
Marcos Antônio Camargo Ferreira, superintendente de Educação Ambiental da Sema, liderou o minicurso “Educação Ambiental com Enfoque Florestal”, com a participação de membros da equipe técnica da Secretaria, dentre eles: Graziele Araújo Gusmão, Gerente de Exploração e Manejo Florestal; Nidoval Rodrigues Silva Junior e Ronnky Chaell Braga da Silva, analistas de Meio Ambiente.
Dentre os questionamentos dos participantes o excesso e burocracia, demora e engessamento da liberação de projetos de manejo florestal pela Sema.
Nesta terça-feira, 18, a partir das 19h, no auditório do Sindusmad, tem continuidade a programação com mesa redonda sobre “O Manejo Florestal de Florestas Nativas: atualidades e perspectivas”. Marcos Antônio Camargo Ferreira, superintendente de Educação Ambiental da Sema será o mediador da mesa que terá como integrantes o analista ambiental do Ibama (DF), Allan Ribeiro Abreu; Fidel Cándano Acosta, do curso de Engenharia Florestal e Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais da UFMT, campus de Sinop; Graziela Araújo Gusmão, gerente de exploração e manejo florestal da Sema; Hélio Tonini, pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril (CPAMT)e Gleisson Tagliari, diretor do Cipem e da Fiemt.
Nos dias 18, 19 a 20 a programação que acontece das 08 às 18h é direcionada a acadêmicos de engenharia florestal.