Projeto escolar apoiado pelo Sindusmad identifica árvores no centro de Sinop

O projeto Patrulha Ecológica Lobo Guará busca, além de conscientização ambiental, o crescimento pessoal e social das 41 crianças participantes

Publicado em: 10 de Abril de 2018
Fonte: Assessoria

Na manhã do último sábado a avenida das Figueiras ganhou um diferencial. Todas as árvores receberam identificação com seus nomes científico e popular. A ação faz parte do projeto "Patrulha Ecológica Lobo Guará", que reúne 41 crianças, com idade entre 12 e 15 anos, do Colégio Regina Pacis. "Esse projeto funciona em conjunto com alguns parceiros. A catalogação das plantas foi feita pelos alunos de Engenharia Florestal da UFMT e para a identificação contamos com o apoio do Sindusmad (Sindicato das Industrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso) e da Madeireira Klein. Esse apoio é essencial para mantermos a Patrulha em funcionamento", conta a coordenadora do projeto, professora Leni Chiarello. 
Acompanhando de perto o trabalho dos patrulheiros, o Sindicato fez a doação das estacas usadas nas plaquinhas de identificação, doadas pela Madeireira Klein. "O Sindusmad tem um compromisso firmado com a arborização, o meio ambiente e as futuras gerações. Educar e apoiar essas crianças garante a todos um futuro melhor e é isso que estamos fazendo aqui hoje, nos orgulhamos de estar ao lado de projetos como esse", comenta o diretor do Sindicato, Silvan Klein. 
Todos os alunos são voluntários e estudam no 7º e 8º anos. O projeto visa educar as crianças fora das salas de aula. 
Com conteúdos ambientais, as ações visam melhorar o desenvolvimento das competências dos alunos, ensinando trabalho em equipe, responsabilidade e liderança. "Uma das nossas atividades mais legais é passar nas empresas - que não possuem nenhuma árvore na frente - e perguntar os motivos do não plantio, depois buscamos incentivar os empresários a plantarem. Todas as escolas deveriam ter projetos como esse", afirma a estudante do oitavo ano e líder do seu grupo, Eduarda Soder.