PREVENÇÃO

Publicado em: 10 de Fevereiro de 2018
Fonte: Cristiane Oliveira - Da Assessoria

Campanha imuniza trabalhadores da indústria madeireira contra H1N1
A ação foi promovida gratuitamente pelo Sindusmad nas cidades de Sinop, Santa Carmem, Cláudia, Nova Ubiratã, Itaúba e Marcelândia

Em janeiro, os trabalhadores da indústria madeireira de Sinop e região foram imunizados gratuitamente contra o vírus da gripe H1N1. A ação foi promovida pelo Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) em 34 empresas associadas nas cidades de Sinop, Santa Carmem, Cláudia, Nova Ubiratã, Itaúba e Marcelândia. 
Conforme o executivo do Sindusmad, Felliphe Marinho, a iniciativa aponta a preocupação com a saúde do colaborador, adiantando que estão sendo desenvolvidos mais projetos como o carro odontológico.
“Nós estamos sempre preocupados com a qualidade de vida dos trabalhadores. A vacinação gratuita dá tranquilidade quanto à imunização, bem como, ao acesso às doses. Mas esse é só um dos nossos projetos”, ressalta Marinho.
O projeto exigia que os empresários solicitassem as vacinas e informassem com antecedência o número de empregados que tomariam a vacina. 
Em Sinop participaram da campanha 20 indústrias, Marcelândia quatro, Santa Carmem duas, Cláudia três, Itaúba três, de Nova Ubiratã e Nova Santa Helena uma empresa cada. 
SINTOMAS E TRANSMISSÃO
O Ministério da Saúde alerta que a influenza é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Entre os sintomas estão febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza.
A Influenza pode ser transmitida de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao espirrar, ao tossir ou ao falar, ou por meio indireto pelas mãos, que podem carregar o vírus diretamente para a boca, nariz e olhos. (Com informações do Ministério da Saúde)