POTENCIAL: Madeira nativa terá crédito especial anunciado em Sinop, nesta quarta

Instituição financeira reconhece potencial econômico do setor e vem a Sinop apresentar linhas de crédito para setor de base florestal

Publicado em: 18 de Março de 2019
Foto Por: Felliphe Marinho
Foto tirada em PMFS

Nesta quarta-feira, 20, mais de 80 empresários do setor de base florestal participam do evento “Financiamento da Cadeia Produtiva do Manejo Florestal Madeireiro Sustentável”, no Pavilhão Nereu Pasini, momento em que o Banco do Brasil divulgará a abertura de linhas de créditos direcionadas, especificamente, para o setor florestal.

Sobre a importância do segmento, a representante do Banco do Brasil, Ana Borro, destaca: "Segundo estudo do Programa Água Brasil - PAB, embora o Brasil seja um País com clara vocação florestal (54% do território), o setor florestal ainda é relativamente pouco atendido por incentivos políticos e econômicos se comparado, por exemplo, ao setor agropecuário. O manejo florestal madeireiro sustentável tem o potencial de contribuir economicamente para o desenvolvimento regional e do País, bem como de atribuir valor a floresta em pé, evitando que a mesma seja convertida para outros usos em proporções além dos permitidos pelo Código Florestal."

A iniciativa conta com a parceria do Banco do Brasil, Instituto WWF, Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) e Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeiras do Estado de Mato Grosso (CIPEM) e apresentará alternativas para o crédito para financiar e custear atividades florestais, sendo este um dos principais instrumentos para a promoção do uso sustentável da floresta, a partir das 19h, no Pavilhão Nereu Pasini, anexo ao Sindusmad.

PASSIVO NA PRODUÇÃO

O alto custo das operações industriais madeireiras estão no pequeno rol de atividades que não têm acesso ao crédito. Dentre as grandes demandas destaca-se a necessidade de fomento para o manejo florestal, a recuperação da vegetação nativa em áreas de preservação permanente (APP) e Reserva Legal, aquisição de equipamentos, beneficiamento de produtos florestais, bem como a comercialização e capital de giro.