Parceria entre Sindusmad e escola municipal envolve alunos em plantio de árvores

Publicado em: 26 de Setembro de 2017
Foto Por: Acessoria

Para comemorar o dia da árvore, em 21 de setembro, estudantes da Escola Municipal de Educação Básica Leni Teresinha Benedetti foram contemplados com uma série de atividades organizadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Entre elas, cine ambiental, palestras, teatros, apresentações e plantio simbólico de um Ipê.

As comemorações envolveram, além da Pasta, o Sindicato das Indústrias Madeiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad) e o Instituto Ação verde. Os trabalhos na frente de educação ambiental objetivaram, conforme explica a coordenadora da área, na Secretaria, Aline Magione, visam à formação de cidadãos conscientes de seu papel quanto ao meio ambiente no qual está inserido. Com a muda plantada, estudantes serão estimulados a cuidarem da planta, assegurando sua sobrevivência, desenvolvendo um trabalho conjunto entre os estudantes de diferentes séries da instituição de ensino.

A escola iniciou os trabalhos de arborização em 2014 com o papel de conscientização de alunos e comunidade em geral quanto aos cuidados necessários para ter um meio ambiente saudável.

À frente do projeto na Escola há quatro anos, a professora Mauricy de Oliveira, que lidera a turma de terceiro ano (alunos de nove anos), explicou que o foco do trabalho é despertar nos alunos o plantio, cultivo e cuidado com as árvores. “Temos 87 árvores vivas e a é que as crianças plantem e cuidem. O maior desafio é mantê-las vivas”, explicou. Em 2017 são 52 alunos participando do planejamento, divididos nas turmas das professoras Mauricy e Viviane. A iniciativa já contabiliza mais de 1000 árvores plantadas. O projeto começou no pátio da escola e depois avançou o bairro e, em seguida, para o centro da cidade.

Parceiro da iniciativa, o Sindusmad participa do projeto levando aos pequenos a importância do manejo florestal sustentável. “Os alunos entenderam a participação da indústria madeireira, por meio da parceria com o Sindusmad na preservação da floresta em pé”, concluiu Mauricy.