Início
Maquinário em exposição e palestras de qualificação em curso. Assim foi o primeiro dia no estande do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad) durante a Norte AgroShow, feira de negócios promovida pela Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte).
"O mercado da madeira está tomando novos rumos e a Feira chega como uma oportunidade para apresentarmos, tanto para os associados quanto para a sociedade, toda inovação pela qual o setor está passando", explica o presidente do Sindusmad, Sigfrid Kirsch.
A programação atraiu participantes de toda região, que vieram em busca da oportunidade de profissionalização e atualização.
"Eu vim em busca de conhecimento, em melhorar o trabalho desenvolvido dentro da empresa onde trabalho. Nós queremos montar uma estufa de secagem de madeira e a atividade vem ao encontro da nossa necessidade", conta Maiara de Abreu Pereira, gerente de uma Serralheria do Novo Progresso.
A primeira palestra da programação abordou a secagem de madeira, controle de produção e controle de umidade de biomassa, sendo ministrada por Renato Popovicz, consultor de vendas da Marrari Automação.
"Nós estamos trazendo para Sinop a tecnologia de automação que vem sendo aplicada com madeira de reflorestamento em todo país. O processo que apresentamos é capaz de controlar a madeira desde o momento que é extraída, até o momento que ela é transportada, aproveitando tudo com qualidade", conta Renato.
O serviço oferecido pela Marrari demonstra o novo caminho do setor, a otimização do processo de produção, diminuindo perdas e prejuízos.
"Nós não vendemos máquinas, mas sim uma tecnologia que baixe o custo de produção, otimizando o processo. Isso é muito novo no Brasil, onde a maioria dos empresários ainda faz do jeito tradicional, mas as novas gerações já buscam a mudança", aponta o consultor.
Proporcionando ainda mais novidades para o setor, a Alca, empresa especializada em máquinas e ferramentas para a indústria madeireira e moveleira, colocou em exposição toda tecnologia disponível no mercado.
"Nós queremos revolucionar o mercado da madeira local. Para as madeireiras, estamos apresentando toda linha de inovação e tecnologia em plainas moldureiras. Já para a linha de marcenaria, temos toda conjunto de coladeiras de bordas automáticas, serra circular de precisão e muito mais", pontua Eduardo Rechenberg, Diretor comercial da Alca.