Feira Ecológica revela iniciativa inovadora de arborização em escola de Sinop

Publicado em: 14 de Julho de 2017
Fonte: Cristiane Oliveira - Da Assessoria
O executivo do Sindusmad, Felliphe Marinho, com alunos do 3º ano: aprendizado sobre o manejo

Na primeira semana de julho a Escola Municipal Professora Leni Teresinha Benedetti, no Bairro Menino Jesus, promoveu a Feira Ecológica 2017, que mostrou a preocupação com a arborização e o despertar dos alunos das séries iniciais aos cuidados com natureza.

Parceiro da iniciativa, o Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) participa do projeto levando aos pequenos a importância do manejo florestal sustentável.

À frente do projeto na Escola há quatro anos, a professora Mauricy de Oliveira, que lidera a turma de terceiro ano (alunos de nove anos), explicou que o foco do trabalho é despertar nos alunos o plantio, cultivo e cuidado com as árvores. “Temos 87 árvores vivas e o objetivo é que as crianças plantem e cuidem. O maior desafio é mantê-las vivas”, explicou.

Em 2017 são 52 alunos participando do planejamento, divididos nas turmas das professoras Mauricy e Viviane. A iniciativa já contabiliza mais de 1000 árvores plantadas. O projeto começou no pátio da escola e depois avançou o bairro e, em seguida, para o centro da cidade.

Mauricy conta que há quatro anos percebeu a necessidade do plantio de árvores. As primeiras 70 mudas foram doadas pelo Instituto Ação Verde. “Tivemos sérios problemas com vandalismo, pois o plantio está do lado de fora da Escola e, às vezes, aos fins de semana, elas eram arrancadas ou destruídas”, lamentou a professora, explicando que “isso não foi empecilho, sempre cuidamos delas”.

O objetivo central sempre foi plantar, cuidar e ao mesmo tempo envolver os alunos. A estratégia foi combater violência batizando cada fileira com um sentimento positivo. Então em 2015 as filas de mudas ganharam os nomes de amor, carinho, gentileza e paz.

Mauricy comemora o resultado na vida dos alunos, que em sua maioria estão sob risco social. “O projeto lhes mostrou uma forma tão especial de cuidado com a vida que temos resultados impressionantes do desenvolvimento das crianças ao mostrar que existem coisas boas na vida, que nem tudo são violência e coisas ruins.” 

Outro problema enfrentando no início do projeto foi a falta de dinheiro para regar as plantas e fazer a manutenção necessária.  A parceira com profissionais técnicos em meio ambiente proporcionou a implantação do sistema de gotejamento, de forma prática, rápida e econômica, hoje mantido pelos alunos. O grupo combate – além do vandalismo – problemas com insetos como formigas. “Neste ano foram arrancadas três árvores. Plantamos outras e mantemos cuidados constantes”.

Tendo o Sindusmad como parceiro do projeto, hoje os alunos entendem – de forma pedagógica – como ocorre o manejo florestal sustentável e a importância das florestas e a entidade como guardiã da floresta.

A idéia, conforme explica a professora é divulgar o trabalho e deixar Sinop cada vez mais verde, contribuindo ainda para o melhoramento do clima e redução de doenças respiratórias.

Outra vertente do trabalho é a consciência nos alunos em manter o ambiente bem cuidado, por exemplo, não jogando lixo no chão. “Aprendem a ter amor pelo que fazem, começam a manter a sala limpa. O lixo, por exemplo, pode desencadear problemas como dengue e enchentes. Assim os incentivamos a parar de jogar lixo no chão, convivendo num ambiente mais limpo, mais tranqüilo, somado ao plantio de árvores na escola.”

As mudas são doadas pelo Instituto Ação Verde, por meio da 3ª Promotoria de Justiça Cível de Sinop/MT, eu converte multas ambientes em mudas. O Ação Verde também acompanha o processo de arborização na escola.

Cada árvore tem um nome de aluno.  Todo início de ano eles escolhem uma árvore e colocam seus nomes. “Neste ano escolheram as árvores pequenas, pois passamos a mensagem de que as “bebezinhas” precisam de maiores cuidados. O resultado é de crianças mais calmas. A transformação na vida deles é real. Plantam e cultivam a árvore. A idéia é mostrar que ela vai crescer se for cuidada como ser vivo”.

O projeto se transformou em referência no município. Em 2016 a 3ª Promotoria de Justiça Cível e Ação Verde incentivaram o plantio de mudas em quase 30 escolas e creches da cidade.

“A idéia é desenvolver nas crianças o amor e o cuidado porque para manter a árvore viva é preciso ter dedicação. Parece simples, mas na prática tem que deixar a sala de aula e cuidar das plantas, senão as árvores morrem, é um ser vivo e depende de nós. Principalmente as árvores “bebezinhas”. Então o que eu estou tentando fazer com os alunos é mostrar que esse amor precisa ir com eles para a vida também. Assim vão percebendo que só o amor constrói.”

A Secretaria Municipal de Educação também é parceira do projeto, cedendo ônibus para passeios e apoio pedagógico.

Durante o evento as crianças conheceram também o projeto Floresta Urbana, que tem o objetivo incentivar o plantio de árvores na área urbana da cidade e tem como parceiros a TV Centro América, a 3ª Promotoria de Justiça Cível de Sinop/MT, o Instituto Ação Verde, o Conselho de Desenvolvimento de Sinop (Codenorte), Faculdade Fasipe e Sindusmad.