Empresários madeireiros de Sinop buscam novos mercados para a indústria florestal

Publicado em: 05 de Junho de 2018
Fonte: Da Assessoria

Compondo a comitiva do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (CIPEM), na última semana seis empresários do setor de base florestal de Sinop participaram da maior feira mundial de produtos madeireiros, a Carrefour Du Bois, em Nantes, na França. O objetivo da viagem foi a busca de novos mercados e aumento da exportação de produtos florestais mato-grossenses.
"O mercado internacional representa uma ótima oportunidade para continuar crescendo em meio à crise econômica que nosso país vem passando. O setor madeireiro vem sofrendo e, com a taxa cambial favorável, o Sindusmad (Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso) incentiva e auxilia seus associados no mercado de exportação", comenta o presidente do Sindusmad, Sigfrid Kirsch, que integrou a comitiva.  
A feira reuniu participantes de 80 países em 550 estandes de exposição. Um dos grandes objetivos do evento é o compartilhamento de experiências e novas tecnologias que podem contribuir para o desenvolvimento do manejo florestal. 
"Participar de um evento desse porte é extremamente necessário para o aprimoramento do nosso trabalho. Temos acesso a várias empresas e fornecedores do mundo todo que nos passam tecnologias diferentes e inovações, que proporcionam mais aproveitamento da madeira", explica Tatiane Paludo, associada ao Sindusmad que participou da Carrefour Du Bois, juntamente com os empresários sinopenses Jaldes Langer, Gleisson Tagliari, Fernando Ulysses Pagliari, Volney Dacroce e Sigfrid Kirsch. 
O objetivo é que daqui dois anos, na próxima edição da Feira, seja instalado um estande do CIPEM para apresentar o setor em Mato Grosso. 

Mercado Madeireiro de Mato Grosso
De acordo com o CIPEM, atualmente a indústria madeira estende-se por 3,2 milhões de hectares, com expectativa de chegar a 6 milhões de hectares de floresta com manejo sustentável até 2030. 
As florestas manejadas envolvem mais de 5 mil produtores, dos quais, 1.800 são empresas que atuam como indústria e comércio, empregando cerca de 90 mil pessoas direta e indiretamente. A atividade florestal representa a principal base econômica de 44 municípios do estado. Além disso, o setor ocupa a 4ª posição no ranking da economia estadual. Apenas em 2017, foram arrecadados, pelo setor florestal em Mato Grosso, mais de 47 milhões de reais em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e 16 milhões de reais do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (FETHAB).
Em 2017, o Estado exportou mais de 72 mil metros cúbicos de madeira, resultando em uma receita de, aproximadamente, 150 milhões de dólares.
(com assessoria do CIPEM)

  • Tags:
  • FRANÇA
  • MADEIRA
  • SUSTENTÁVEL
  • REUNIÃO
  • EMPRESA
  • FLORESTA
  • EMPRESÁRIO