CREDIBILIDADE - Empresários da madeira conhecem crédito específico para setor

Instituição financeira destacou que credibilidade do segmento florestal foi grande propulsor da iniciativa

Publicado em: 21 de Março de 2019
Foto Por: Cristiane Oliveira

Mais de 120 empresários ligados à floresta nativa se reuniram na noite de ontem, 20, para conhecer o programa inédito lançado ao segmento industrial que vai financiar atividades na cadeia produtiva da madeira. A iniciativa é inédita no país e a organização do setor em Mato Grosso foi a propulsora para o projeto, conforme o superintendente comercial de varejo do Banco do Brasil, Rafael Alessi, que representou a instituição financeira no evento “Financiamento da Cadeia Produtiva do Manejo Florestal Madeireiro Sustentável”.

A apresentação aconteceu no Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) e contou também com a presença da secretária estadual, Mauren Lazzareti (Meio Ambiente); do presidente do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), Geraldo Bento; do analista de conservação do Instituto WWF, Ricardo Russo; do vice-presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeiras de Mato Grosso (CIPEM), Roberto Rios e diretores das entidades.

Durante as apresentações destacaram-se as dificuldades na produção industrial da madeira, dentre eles, o alto custo das operações industriais madeireiras que englobam fases como as executadas no manejo florestal, a recuperação da vegetação nativa em áreas de preservação permanente (APP) e reserva legal, aquisição de equipamentos, beneficiamento de produtos florestais, bem como a comercialização e capital de giro.

Ricardo Russo, do Instituto WWF, destacou que a ação representa o resultado do trabalho que teve início há mais de cinco anos. “É uma grande vitória a obtenção de linhas de financiamento para o manejo florestal, pois esta é certamente a melhor opção contra o desmatamento ilegal de áreas.

O diretor do CIPEM, Gleisson Tagliari, também avaliou positivamente a parceria. “A iniciativa privada e instituições financeiras de órgãos públicos se uniram para efetivamente desenvolver o setor de base florestal e isso é a alavanca, neste momento, para que a indústria da madeira se modernize e aproveite todo o mercado crescente da demanda da madeira tropical”.

O presidente do Sindusmad, Sigfrid Kirsch relembrou que a realização é um projeto antigo do setor no Estado. Para ele a parceria entre as entidades Banco do Brasil, WWF e CIPEM atentou-se à realidade do segmento e uniu forças para o desenvolvimento econômico da indústria florestal.

Mauren Lazzareti, secretária estadual de Meio Ambiente, salientou: “Penso que o fortalecimento da geração de renda a partir do manejo sustentável é uma importante estratégia para manutenção da floresta  em pé com responsabilidade  social e ambiental. Importante destacar ainda o fato de que Mato Grosso está sendo protagonista em iniciativas para ações visando preservação das florestas”.

O evento foi realizado pelo Banco do Brasil, Instituto WWF, Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeiras do Estado de Mato Grosso (CIPEM) e Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF).