Construindo a Excelência : Sindusmad recebe prêmio Quali Sindical

Publicado em: 26 de Junho de 2017
Fonte: Cristiane Oliveira - Da Assessoria

O Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) foi reconhecido na noite desta quinta-feira (22/06), durante a 10º edição do Prêmio Mato-Grossense da Qualidade (Quali-MT), do Movimento Mato Grosso Competitivo.  A entidade sindical participou pela primeira vez do evento, bem como outros sindicatos filiados à Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt).

 

O representante da classe madeireira do norte do Estado levou o prêmio na categoria sindical "Construindo a Excelência” 1° nível, que avaliou a  maturidade na gestão em: ‘Primeiros passos para a Excelência’ ou “Construindo a Excelência (Sindical), ‘Compromisso com a Excelência’ e ‘Rumo à Excelência’.  Para auxiliar na adequação das empresas ao MEG, o Movimento conta com a parceria do Programa Mato-Grossense da Qualidade, conduzido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT). 

O executivo do Sindusmad, Felliphe Marinho, explica que no processo de seleção do Quali Sindical foram avaliados itens como liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados (associativismo, auto-sustentação, imagem institucional e ações de representação).

Ele destaca: “alcançamos a premiação por todo esforço e dedicação dos colaboradores. Também foi muito importante a participação direta do presidente, acompanhando e cobrando resultados. Não foi fácil concluir os trabalhos realizados, pois as demandas do sindicato são muitas e o tempo todo. Conciliamos os atendimentos diários com as metas para a premiação com a finalidade de finalizar todas as etapas propostas”.  Marinho comemora ainda: “O resultado da premiação, sem sombra de dúvidas, vem da organização e transparência de todas as atividades para cada associado”.

Para o presidente da entidade, Sigfrid Kirsch, o Zico, “a premiação nos mostrou que nossa estratégia está trilhando os rumos que o mercado e o associado pedem. Questões como inovação e tecnologia têm pautado nosso trabalho e, tanto a equipe técnica, quanto a diretoria, hoje vivem a satisfação do dever cumprido, ao mesmo tempo, da responsabilidade pela busca constante da excelência”.

A PREMIAÇÃO

O Quali-MT atua como ferramenta indutora do desenvolvimento da cultura da qualidade, competitividade, inovação e sustentabilidade, com o objetivo de intensificar a mobilização empresarial na adoção de métodos de gestão, assessorando as organizações na implementação dos fundamentos do Modelo de Excelência de Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), por meio de cursos e consultorias, visando a eficiência produtiva e a inovação tecnológica nos processos, produtos e serviços.

O presidente do Conselho Superior do Movimento Mato Grosso Competitivo (MMTC), Jandir Milan, evidenciou a importância do Quali-Sindical. “Nosso objetivo em incluir os sindicatos foi dar as mesmas oportunidades oferecidas às demais instituições para melhoria da gestão e o resultado foi muito positivo. Esse prêmio nos revela que, mesmo com tantas adversidades, investir em gestão da qualidade e inovação é a alternativa para se manter no mercado,  superar a crise e ajudar o Brasil a crescer”

 

Para o presidente do Conselho Diretor do Movimento Mato Grosso Competitivo, Luis Alberto Néspolo, o programa e o Prêmio Quali-MT cumprem uma missão nobre e muito importante para o momento que o país e, consequentemente, Mato Grosso estão vivendo. “Em 2016 o país caiu seis posições no ranking mundial de competitividade e nos últimos quatro anos foram 33 posições, de acordo com o Fórum econômico Mundial. Mas isso não pode ser visto como um desestímulo e sim como um reforço para a busca das instituições pela excelência. E esse prêmio é o coroamento de todo este esforço”.