Início
Na manhã deste sábado, 10, a partir das 10h, aproximadamente 200 empresários do segmento florestal, associados ao Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) reúnem-se para a segunda assembleia ordinária de 2016 e, dentre outros assuntos, avaliarão o desempenho do setor econômico neste período.
O presidente da entidade, Sigfrid Kirsch, o Zico, fará a abertura do evento e, em seguida, o executivo Felliphe Marinho apresenta as ações desenvolvidas pelo Sindusmad, dentre elas a eleição da nova diretoria, que tomou posse em 19 de agosto.
O ano ainda foi marcado pela visita do governador Pedro Taques ao estande do Sindusmad na Exponop, onde ele reuniu-se com madeireiros e tratou de assuntos da classe. No mesmo período o vice-governador, Carlos Fávaro, reuniu-se com diretores e associados.
Neste ano o Sindusmad também recebeu os três candidatos à Prefeitura de Sinop, que expuseram suas propostas à diretoria.
Dentre outras ações o Sindicato elenca a participação na comemoração do Dia da Árvore no Colégio Regina Pacis; promoção do Curso E-social e sobre Normas Regulamentadoras (NRs), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT); Curso, em parceria com o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeiras do Estado de Mato Grosso (CIPEM) sobre Manejo Florestal, com apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA); visita dos alunos e professores do curso Edificação da SECITEC; continuidade do Projeto Ciclo de Corte em Brasnorte, na Fazenda Palmasola; incentivo do Cartão Indústria ao paratleta Adriano Santos; e participação em reuniões com as entidades de Sinop, com o Conselho Municipal de Meio Ambiente e a parceria com a Associação Ação Verde. Além de tantas outras ações, a diretoria promoveu 13 reuniões ordinárias e três extraordinária neste ano.
Na pauta da assembleia temas como as negociações da Convenção Coletiva para 2017; Prestação contas 2016; Alvarás de licença para o próximo ano; os impasses provocados pelo decreto 633/2016, que trata do deferimento do ICMS da tora e as tratativas sobre o Coeficiente de Rendimento Volumétrico (CRV).