Início
Na manhã do último sábado, 10, associados e diretores do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), se reuniram em assembleia geral ordinária. Durante o encontro foi apresentado balanço das ações do ano e planejamento para 2017.
O presidente, Sigfrid Kirsch, o Zico, abriu a assembleia - que contou com quase 200 empresários – fazendo prestação de contas do ano e apresentando a previsão orçamentária da entidade para o próximo exercício.
O diretor do Sindusmad e presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeiras do Estado de Mato Grosso (Cipem), José Eduardo Pinto, apresentou a atuação do segmento florestal em nível estadual e federal, destacando que o Cipem representa o setor em todas as frentes ao setor econômico. Destacou que em 2016 encampou lutas como a redução de taxas estaduais, da diminuição do índice de conversão da madeira e a busca de parcerias que provam a importância do uso da madeira.
Frisou a parceira com o Instituto WWF que atualmente é um defensor do manejo florestal sustentável e em projetos para o incentivo à comercialização de madeiras que atualmente têm pouco mercado.
Ele falou ainda sobre o projeto de Lei Estadual que criou a obrigatoriedade da tributação de ICMS sobre toras para empresas optantes pelo Simples Nacional, o Decreto 633. Segundo ele o Cipem, representando o setor florestal, tem articulado junto à Assembleia Legislativa a isenção da cobrança das empresas referente ao período de recolhimento antes da criação do decreto e, quanto a cobrança futura que não está contemplada na Reforma Tributária Estadual, que está em discussão. “Temos que nos articular e ficar atentos ao desenrolar desse assunto”, disse o presidente do Cipem.
O executivo do Sindusmad, Felliphe Marinho, apresentou aos associados e diretores as ações do sindicato do ano de 2016 que, segundo Zico, foi um ano de grandes ações e realizações voltadas ao empresário madeireiro. “Agradecemos aos diretores José Eduardo e Gleisson Tagliari pela defesa do setor em Cuiabá e Brasília (DF), ao empenho de todos os diretores e equipe técnica, além do Conselho de Atendimento Associativo, responsável por nossos eventos. Espero que a participação continue, pois assim o Sindusmad continuará representativo como é, pois, juntos somos mais fortes”, concluiu Zico.