Início
Na última segunda-feira, 14, os alunos da professora Mauricy de Oliveira, da Escola Municipal de Educação Básica Professora Leni Teresinha Benedetti, apresentaram o projeto “Os Super Heróis das Árvores” à diretoria do Sindusmad e convidados. Na mesma tarde as crianças – que cursam o terceiro ano – plantaram árvores no bosque que está sendo formado da unidade escolar há quatro anos.
À frente do projeto desde o início a professora Mauricy explicou que o foco do trabalho é despertar nos alunos o cuidado com as árvores desde plantio até o cultivo. “Temos 87 árvores vivas e a meta é que as crianças plantem e cuidem. O maior desafio é mantê-las vivas”, explicou. Em 2017 são 52 alunos participando do planejamento, divididos nas turmas das professoras Mauricy e Viviane. A iniciativa já contabiliza mais de 1000 árvores plantadas. O projeto começou no pátio da escola e depois avançou o bairro e, em seguida, para o centro da cidade.
Na tarde de homenagens os convidados conheceram a cartilha Heróis de Verde, onde desenhos e textos dos alunos ilustram a trajetória do projeto em forma de histórias em quadrinhos descrevendo seus apoiadores. Ao Sindusmad e seus diretores a narrativa chamou de Guardiões da Floresta e foca no trabalho da entidade na defesa do manejo florestal sustentável e também na divulgação do projeto Floresta Urbana de incentivo ao plantio de árvores na cidade.
A cartilha apresenta versões lúdicas de apoiadores como o promotor de Justiça Pompílio Paulo Azevedo Silva Neto; Sigfrid Kirsch, o Zico, presidente do Sindusmad; Felliphe Marinho, executivo do Sindusmad; Jaldes Langer, da empresa Flora Sinop e diretor do Sindusmad; o coordenador do Instituto Ação Verde em Sinop, Anderson Eduardo Wagner; a Miss Mato Grosso, Bárbara Reis, dentre outros.
Durante as homenagens os alunos apresentaram modelos de roupas produzidos a partir de materiais reciclados, em um desfile de moda com o tema “do lixo ao luxo”.
Zico destacou que iniciativas como as da professora Mauricy demonstram o que pode ser feito na educação ambiental mostrando a importância do setor florestal: “Pudemos apreciar o quanto os alunos têm interesse em saber mais sobre as florestas e como este tema desperta valor em seus trabalhos”, comemorou o presidente.
Mauricy destaca que a motivação sempre esteve presente nas turmas. “Observo a evolução, dedicação e vontade nas crianças, a cada desafio vencido. Criamos paródias, peças de teatro, músicas, danças e muitas formas de expressão que despertam talentos até então adormecidos”, disse a professora.