Início
Atleta paraolímpico patrocinado pelo Sindusmad rouba a cena e traz uma medalha de ouro, três de prata e duas de bronze, concorrendo na categoria geral
Mais seis medalhas agora fazem parte do quadro de premiações do nadador paralímpico Adriano Santos, de Sinop. No último fim de semana ele levou para casa uma de ouro, três de prata e duas de bronze pela 2ª Etapa do Campeonato Mato-grossense de Natação. O único atleta paralímpico na modalidade no Estado fez bonito concorrendo na categoria geral com mais de dois mil atletas. A conquista garantiu a Adriano vaga para o Campeonato Brasileiro Centro-leste (estados do Centro-Oeste e Tocantins) de Natação Paralímpica, que deverá acontecer em abril de 2018.
Na piscina olímpica do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, o nadador alcançou as sete melhores colocações, ficando assim: medalha de ouro na prova 100 metros livre; as três de prata foram pela performance nos 50 metros livre, lado e costas. Já as duas de bronze nas disputas de 100 metros borboleta e costas.
Ter subido ao pódio, além de garantir vaga para o Centro-leste, abriu portas para o paratleta intensificar seus treinos, agora, na piscina olímpica da UFMT, que lhe dará mais condicionamento para as futuras competições.
Seu quadro de medalhas contempla ainda oito individuais e uma em equipe, tendo atualmente os três melhores tempos do Centro-Oeste em sua categoria, além do nono melhor tempo no Campeonato Brasileiro.
O PARATLETA
Exemplo de superação, o nadador paratleta Adriano Santos, tem como principais estratégias reduzir o tempo e melhorar sua técnica.
A natação entrou na vida de Adriano como uma forma de perder peso, mas como ele mesmo comemora, não só eliminou os 17 quilos indesejados, mas também ganhou saúde, aceitação e auto-estima.
Aos 32 anos se alegra com o novo momento que teve início há dois anos, quando sua professora de natação lhe sugeriu ingressar em competições esportivas em sua modalidade. Desafio aceito e muito trabalho pela frente. “O que era para ser uma vida sem motivação pelo fato de eu ter perdido uma das mãos me transformou num atleta confiante em meus resultados”, comenta Adriano, a respeito do acidente de trabalho que teve aos 14 anos que dilacerou uma de suas mãos.
APOIO
O programa Cartão Indústria, criado pelo Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) para que associados tenham acesso a descontos e benefícios no comércio local, é o condutor da parceria com Adriano, que permitirá que o paratleta tenha acesso a academias para intensificar sua carga de treinamentos e, assim, buscar condicionamento para participação em eventos esportivos como os Jogos Parapan-Americanos, em Lima, em 2019; nas Paraolimpíadas de Tóquio, em 2020 e no Campeonato de Natação do Centro-Leste, em 2017. Com o patrocínio, sua carga de treinos passou a ser de três horas por dia.