Ações educativas reforçam a importância do setor de base florestal

Publicado em: 27 de Setembro de 2019

Em virtude do Dia Mundial da Amazônia e do Dia da Árvore, comemorados respectivamente, nos dias 05 e 21 de Setembro, o mês foi marcado com diversas ações que reforçaram a importância do setor madeireiro frente ao desenvolvimento econômico com a sustentabilidade da atividade.

Escolas da Rede Municipal de Ensino e particulares, durante o mês de setembro, realizaram atividades educativas em parceria com o Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), com o objetivo de unir o ensino – aprendizagem com a prática através do plantio de árvores e a distribuição de mudas.

O diretor Diogo Paludo e colaboradores do Sindusmad estiveram presentes nas escolas municipais Tatiana Belinky e Profª. Leni Teresinha Benedetti e nos colégios Albert Sabin e CAD para apresentar sobre a importância de plantar, preservar e cuidar das riquezas naturais. Os alunos também receberam a equipe do sindicato com apresentações de teatro e outras atividades alusivas ao “Setembro Verde”, referente às comemorações do Dia da Árvore.

Para Diogo Paludo, as visitas às escolas é uma oportunidade para fortalecer que o setor de base florestal visa à sustentabilidade da atividade. “O Sindusmad apoia essas ações educativas, pois mostram às crianças a realidade do setor e a importância dessa atividade. Nós somos os verdadeiros guardiões da floresta e defendemos o manejo sustentável. Elas vão crescer e ter a opinião correta desse assunto”, garantiu.

Para a professora Mauricy de Oliveira Rosa Schorr da Escola Municipal de Ensino Básico Profª. Leni Teresinha Benedetti, o apoio do sindicato é fundamental para o ensino – aprendizagem com os alunos. “Nós estamos o mês inteiro comemorando o Dia da Árvore, e reforçando a importância dos pioneiros do nosso município. Se não fosse o Sindusmad, com certeza, Sinop não estaria como está. É uma peça fundamental na história do município. Eles doaram as mudas de árvores para a nossa unidade e ensinamos as crianças a cuidar, molhar e sempre replantar quando se faz necessário, independente do que acontece, deve-se replantar uma árvore”, reforçou.

O Sindusmad também recebeu uma homenagem no desfile cívico, em comemoração ao aniversário da cidade, no dia 14 de setembro. A Escola Municipal de Ensino Infantil Tatiana Belinky trouxe a temática “o manejo florestal sustentável é a garantia da nossa floresta viva” estampada nas camisetas que uniformizaram os professores e alunos. Esta iniciativa reforça a importância da preservação das florestas. Segundo a diretora da unidade Angela Maria da Silva de Melo ensinar desde cedo, a importância da preservação é a garantia de um futuro melhor. “A nossa floresta viva é a garantia de um futuro melhor. Precisamos trabalhar com as crianças para entenderem sobre isso, sobre o plantio, o cuidar, e não desmatar, assim, eles crescem sabendo da importância de um manejo sustentável” ressaltou.

As crianças desfilaram com as mudas de Ipê Rosa e Ipê Amarelo e também apresentaram artefatos produzidos a partir do resíduo da madeira, incentivando o aproveitamento de material que antes era considerado descarte, assim agregando valor e gerando empregos.

A diretora também explicou que a unidade localizada próxima ao setor madeireiro da cidade, contou com o apoio para o plantio de mudas. “A nossa unidade atende 550 crianças e devido ao sol, aproveitamos a oportunidade para fazer o plantio de árvores de vários gêneros, como frutíferas e de sombra. Temos 22 turmas, e cada sala escolheu o nome para sua árvore. As crianças adoraram a atividade, mas principalmente, entenderam os cuidados necessários que precisam para que elas cresçam, dê flores, frutos e sombra. É muito gratificante ver o carinho e o cuidado que as crianças estão tendo com elas”, enfatizou.

O Sindusmad atua no que tange a valorização e no fortalecimento do setor apresentando o manejo florestal sustentável, e apoia atividades como palestras e ações que visem à educação ambiental.