43 anos depois: Biblioteca do Sindusmad ganha obra inédita sobre estudo da madeira

Trabalho de conclusão de curso de especialização em artes industriais foi doado ao sindicato madeireiro

Publicado em: 19 de Novembro de 2018
Foto Por: Felliphe Marinho
Fonte: Tânia Mara Paroli

Na última semana a biblioteca do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), foi enriquecida com a doação da monografia apresentada ao término do curso de especialização em artes industriais, por José Isidoro Bosco, em 1975, no Centro de Pós-Graduação – UNAERP, em Ribeirão Preto (SP).

Com o tema “Madeira no campo manufatureiro”, o especialista José Isidoro Bosco, amigo da família sinopense Paroli, foi o autor da tese. A doação foi feita por Tânia Mara Paroli. Segundo ela, a obra há muitos anos está em posse de sua família. “José Isidoro Bosco, amigo de infância de meu sogro, Carlindo Paroli, lhe presenteou com este trabalho. Meu sogro, por sua vez, presentou meu esposo, Carlindo Paroli Júnior, que sempre foi ligado à atividade madeireira”, conta Tânia.

Paroli Júnior foi empresário do segmento florestal, em Mococa (SP). A Paroli Indústria e Comércio de Madeiras Ltda., a partir de 1981, comprava madeiras em Sinop, do empresário Edgar Pedrinho Brandt (in memorian). “Jamais poderíamos imaginar que anos mais tarde estaríamos morando em Sinop e que nos tornaríamos grandes amigos da família Brandt”, recorda, ao contar que a mudança para Sinop ocorreu em 2010.

A OBRA

A tese de Bosco, apresentada em novembro de 1975 é um importante aglomerado de informações sobre a madeira brasileira, “para profissionais de artes industriais ou trabalhos manuais, que especializam-se no segmento da madeira”, como descreveu em sua introdução.

Ainda na descrição de seu material, o especialista relatou: “a madeira é um material empregado em grande escala nas indústrias manufatureiras, nas de construções, notadamente e particularmente nas de móveis, onde hábeis artífices, projetistas e artistas, produzem os mais belos e sofisticados artigos de madeira, de modo que, a madeira é realmente uma matéria-prima importante, não só na área de móveis ou construção, mas é de grande importância e de muita utilidade em outros diversos setores: na geografia, na física, na química, na ciência, na história, etc., onde os professores utilizam-se para pesquisas mais específicas!.

Em seu material ele explica o que é árvore, madeira, tipos de corte, secagem, empilhamento, corte de árvores, transporte de toras, serragem das toras, tipos de madeiras trabalhadas, medidas das madeiras, características; seleção e uso, por espécie.

Na conclusão do trabalho, escrito em máquina de datilografia, e com 64 páginas em tamanho A4, frisou que: "realmente a árvore é um expoente de real beleza, que enriquece com suas paisagens verdes as nossas florestas e também é considerada de valorização como exemplar vegetal máximo pela sua utilidade, porque satisfaz também as necessidades do homem e da comunidade. E ainda é de alto valor econômico no campo manufatureiro de nosso enorme Brasil. Através deste estudo podemos observar que a madeira é a matéria prima mais procurada e usada, no tocante às suas utilidades, não só no que foi para o homem primitivo, mas também de um modo extraordinário para o homem moderno”, finalizou, na conclusão de seu trabalho, há 43 anos.